5/25/12

depois da selecção - acordo financeiro

O próximo passo, depois da aprovação do projecto, é assinar o acordo financeiro entre a Agência Nacional para o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida e o beneficiário. O procedimento na Polónia é muito fácil (a Agência Nacional Portuguesa pode ter um procedimento diferente).

Na Polónia basta entregar (ou enviar por correio) uma copia do BI e o número da conta bancária. A Agência prepara o acordo com base nos dados fornecidos e disponibiliza-o na nossa conta no sistema on-line. Os Assistentes imprimem duas copias do acordo e enviam-nas assinadas de volta à Agência. O financiamento é transferido no prazo de até 45 dias depois de o acordo ser assinado pela Agência Nacional.

Como podem ver, o procedimento em si é muito fácil. No entanto, os Assistentes polacos têm de decidir se preferem receber o financiamento em Euro ou em Złoty (moeda polaca). A Polónia não faz parte da Zona Euro, mas muitos dos Assistentes vão trabalhar nos países da Zona. Se o dinheiro for transferido em Złoty, mas gasto em Euro, uma percentagem pode ser perdida por causa do câmbio. Eu, por exemplo, vou usar a minha conta portuguesa que abri ainda durante o meu Erasmus (ano lectivo 2008/09) e usei depois também durante o meu SVE (Outubro de 2010 - Junho de 2011), mas muitos dos Assistentes decidem abrir uma conta em Euro no seu banco polaco.

No comments:

Post a Comment